950x250

35ª EXPOCOL – Julgamento de Bezerras de Gado Leiteiro destaca qualidade do rebanho de Colorado e Região

Vacinas

Aconteceu na tarde desta sexta-feira 16 o esperado Julgamento de Bezerra de Gado Leiteiro, única realização do gênero em Rondônia e entre as mais expressivas de toda a Região Norte do país.
O julgamento, que foi realizado pela médica veterinária Mariana Krüger, da Emater de Primavera de Rondônia, avaliando nível sangue dos animais em três categorias: meio-sangue, três quartos e cinco oitavos. Cerca de 40 bezerras de criadores do Cone Sul, selecionadas entre as melhores dos rebanhos de criadores de gado leiteiro.
De cada categoria, as três melhores em aspectos fisiológicos e morfológicos pelo critério de avaliação de Mariana, que destacou o alto nível das bezerras apresentadas, elogiando a competência dos criadores do Cone Sul. Segundo, ela foi bem difícil decidir quais seriam os animais vencedores, com tal escolha feita a partir de pequenos detalhes e sua opinião pessoal.
Mariana destacou ter visto na pista o resultado de muito trabalho e dedicação dos criadores, que apostam em qualidade da alimentação, genética apurada e técnicas modernas de manejo para aprimorar a qualidade do rebanho. “Isso é o reflexo de muito trabalho e confiança na ciência para formação de espécies de alto padrão”, frisou.
Como são cidades conhecidas tradicionalmente na região e no Estado como referências na criação de gado leiteiro, acabou não sendo surpresa alguma o fato das melhores classificadas no julgamento serem todas de produtores de Colorado e Cerejeiras.
A realização do julgamento foi promovida pela Associação dos Criadores de Colorado do Oeste, cujo presidente, Ênio Milani, destacou as parcerias que tornaram possível sua realização.
“Em primeiro lugar quero parabenizar os produtores, que não mediram esforços para atender ao nosso chamamento e trazerem suas bezerras para o julgamento, além dos nossos patrocinadores, particularmente ao Sicoob Credisul, que doou a premiação em dinheiro no valor total de R$ 20 mil, assim como as empresas Serv Sêmen e Select Sires, que forneceram ao todo 110 doses de sêmem para os participantes”, ressaltou.
Ele também agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a iniciativa, caso da Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, através da Secretaria Municipal de Agricultura; o IFRO; e a Secretaria de Estado da Agricultura.
Além de produtores, estudantes, técnicos e público em geral, estiveram presentes no julgamento o Superintendente do Sicoob Credisul, Luiz Teodoro Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Colorado, Assis Spanhol e o deputado federal Lúcio Mosquini.


Texto e foto – Assessoria da 35ª EXPOCOL

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br