Vacina

Ações de fomento eleva a piscicultura de Rondônia para o maior produtor de peixes nativos em cativeiro

Vacinas

O estado de Rondônia se tornou promissor na piscicultura, com ações de fomento ao setor promovidas pelo coronel Marcos Rocha. A cadeia produtiva do pescado elevou o Estado para o nível de maior produtor de peixes nativos em cativeiro da região Norte e do Brasil, bem como o de 3º maior produtor de peixes em geral no país. 

Os resultados positivos são pontuados pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). No ano de 2021 a produção de peixes nativos no Estado foi de 59.600 toneladas. A principal espécie produzida é o tambaqui, que representa 90% da produção do Estado.

Para fomentar ainda mais o setor e impulsionar a economia, o coronel Marcos Rocha tem apoiado iniciativas de fortalecimento do consumo. Desde o primeiro ano de sua gestão, fortaleceu o tradicional ‘Festival do Tambaqui da Amazônia’, apresentando a potencialidade de Rondônia para todo o Brasil, popularizando a espécie entre os consumidores, em nível nacional.

PAÍSES OLHAM PARA RONDÔNIA

O reflexo das ações já surge com as atenções de outros países voltadas para a piscicultura rondoniense. A exemplo do anúncio da implantação do projeto “Pride”, de iniciativa de investidores de Israel. Trata-se da implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável anunciado este ano na 9ª Rondônia Rural Show Internacional. 

O investimento total do empreendimento é estimado em U$ 80 milhões de dólares. O “Pride” tem como meta implantar um restaurante de tambaqui de Rondônia em Nova York até 2023 e triplicar a produção até 2028.

A política de incentivo defendida pelo governador coronel Marcos impulsiona a economia e traz mais qualidade de vida aos rondonienses.

”São ações em conjunto colocadas em prática para gerar mais empregos e renda para nossa gente, bem como o fortalecimento das cadeias produtivas”, pontua o coronel Marcos Rocha.

A principal espécie produzida é o tambaqui. A produção desta espécie representa 90% da produção do Estado. Nos últimos três anos, Rondônia exportou 193.900 toneladas de tambaqui.


PISCICULTURA FORTE

Filha de ribeirinho, Nara Regina trocou a casa na cidade por uma casa no setor chacareiro em Porto Velho, trabalha com a piscicultura desde 2015 e conta que quando começou não tinha conhecimento de como trabalhar com o peixe, “não é apenas jogar os peixes no tanque, tem que ter conhecimento de como criá-los para ter os resultados, fui buscar ajuda com a Emater – Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia e Seagri – Secretaria de Estado da Agricultura, que desde então me amparam com todo suporte técnico e orientação”. Através dos programas da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, a produção de peixe de Nara começou a atender a merenda escolar, “comecei atendendo as escolas da região de Porto Velho, Baixo Madeira, Extrema, Nova Califórnia e União Bandeirantes, mas foi a partir da gestão do governador coronel Marcos Rocha que a minha produção aumentou através dos investimentos que ele fez não só na piscicultura mas também no produtor e nas agroindústrias, hoje atendo mais municípios, Itapuã do Oeste, Vilhena, Jaru e Costa Marques, além das escolas também entrego peixe para os restaurantes que aderiram ao programa “Prato Fácil” promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seas, através do trabalho do governador Marcos Rocha eu tenho sido abençoada, a qualidade do meu produto melhorou, tenho reconhecimento, administro uma agroindústria de pescado e uma cooperativa que sustenta várias famílias de piscicultores, tenho orgulho de viver neste estado próspero”, ressaltou.  

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br