Vacina

Capacitação técnica reforça o incentivo à produção de café com sustentabilidade em Rondônia

Vacinas

Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia participaram de um encontro para nivelamento de informações acerca do programa de sustentabilidade do café. A iniciativa contou com a parceria da Plataforma Global do Café para discutir, de uma forma geral, o uso racional dos agroquímicos, manejo de pragas e tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas. A proposta visa dar continuidade às ações de incentivo à produção de café com sustentabilidade.

A parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015, quando foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Autarquia e o Programa Café Sustentável. Desde então, houve uma revolução na cafeicultura rondoniense, que mesmo diminuindo a área plantada, aumentou a produção com grãos produzidos de forma sustentável, e exportando cada vez mais cafés de qualidade.

PRODUÇÃO

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RO, Fausto Lima Farias de Souza, “o ponto alto dessa guinada foi a Indicação Geográfica – IG Matas de Rondônia, com Denominação de Origem – DO para café canéfora sustentável”, disse.

Parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, uma das diretrizes do Estado é incentivar a produção dos grãos com técnicas modernas de manejo, e a Emater/RO tem sido muito importante em fazer chegar até os produtores familiares essas técnicas. “A Emater é um órgão essencial que trabalha para levar conhecimento aos nossos produtores, além de ser responsável por ajudar no desenvolvimento da nossa produção”, disse.

A capacitação técnica para mitigação dos efeitos nocivos dos agroquímicos na cafeicultura foi realizada em Ouro Preto do Oeste no Centro de Treinamento da Emater/RO, e reuniu técnicos para discussão de ferramentas de abordagem mais assertivas para instruir o produtor no combate a pragas e doenças do cafeeiro.

O engenheiro agrônomo, Vinicius Figueiredo, o instrutor Luiz Cesar Pio e o especialista em manejo de pragas do cafeeiro, Sérgio Benvenga, da Plataforma Global do Café, trouxeram suas experiências para compartilhar com os extensionistas da Emater/RO.

Vinicius explicou que a Plataforma Global do Café é uma associação internacional que trabalha com parceiros de todos os setores da cadeia produtiva, com foco em promover a sustentabilidade e melhores condições de vida no campo, tanto para produtores como para os trabalhadores. “O nosso objetivo é que esses técnicos possam ter maiores conhecimentos para levar essas informações para o campo; e que os produtores possam melhorar a produtividade, a qualidade do café, além de prezarem mais pela saúde e a segurança na manipulação agroquímicos”, finalizou Vinicius, dizendo que a produção de café sustentável vem sendo bem aceita entre os produtores de Rondônia.

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br