950x250

Concurso Leiteiro no município de Cabixi promove setor e incentiva pequenos produtores da região

Vacinas

O 2º Concurso Leiteiro realizado no município de Cabixi teve como objetivo incentivar os pequenos produtores rurais da região a aprimorarem a qualidade da produção de leite e promover a valorização do setor e contou com o incentivo do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Emater/RO e Idaron. A disputa aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, entre 11 produtores rurais que fazem parte da agricultura familiar, que se inscreveram no concurso, com 10 vacas e 7 novilhas da raça Girolando. A organização do evento, que aconteceu no barracão da Secretaria de Agricultura do município, ficou sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cabixi.

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, essa iniciativa tem como objetivo valorizar os produtores da região, pois a troca de experiências entre os participantes é enriquecedora, e permiti a busca de soluções conjuntas para desafios comuns enfrentados no setor. “Como sabemos, a produção de leite desempenha um papel fundamental na economia agrícola local, além de fornecer alimentos essenciais para a população. Nesse sentido, é vital que o Governo do Estado forneça o suporte necessário para garantir a excelência do concurso de leite. Isso envolve a disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e logísticos para promover uma competição justa e de alto nível”, comentou.

Além da competição, o evento contou com palestras e capacitações aos produtores rurais, visando a disseminação de informações atualizadas sobre técnicas de manejo e práticas de produção sustentáveis. O secretário municipal de agricultura de Cabixi enfatizou a importância da parceria. “A parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura possibilita mais visibilidade. Queremos em breve nos tornar referência no estado na promoção da atividade leiteira”, afirmou.

RESULTADO

Vaca Rondônia da família de Evaldo, que produziu 60,720 kg de leite, venceu o concurso

Categoria Novilha: 1º lugar foi para vaca Formosa que produziu 47,450 kg de leite, do proprietário Wanderson Ferreira de Castro; 2º lugar para vaca Cinderela, do proprietário Fábio Mendes de Assis; 3º lugar, vaca Felicidade, da proprietária Gleiciele Rodrigues.

Na categoria Vaca: 1º lugar ficou para vaca Rondônia que produziu 60,720 kg de leite, do proprietário Evaldo Rodrigues dos Santos; 2º lugar para vaca Jade, da proprietária Franciele de Lima Gomes; 3º lugar ficou para vaca Salina, do proprietário José Lindomar de Assis.

Os mais bem colocados, até o 6º lugar, receberam premiação em dinheiro e tiveram seus nomes gravados no Troféu Cabixi Leite, um objeto simbólico que representa a importância do setor leiteiro na região.

A participação dos produtores familiares no concurso também fortalece o sentimento de pertencimento e orgulho da atividade, valorizando a cultura local e contribuindo para a sustentabilidade da economia rural.

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br