Vacina

Para Além das Cachoeiras: Conheça o Viveiro Florestal de Presidente Figueiredo

Vacinas

Localizado no KM 09 da AM-240 (Estrada de Balbina), o Viveiro Florestal de Presidente Figueiredo é essencial para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, lá são cultivadas mudas de árvores que são reintroduzidas na natureza, plantadas em parques e áreas verdes ou fornecidas a pequenos agricultores.

O Viveiro é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e a Mineração Taboca. Foi construído em 2006 em uma área de 8.100 m², tem capacidade de produzir até 200 mil mudas por ano, produz plantas ornamentais, frutíferas e nativas da flora amazônica. A manutenção do viveiro é resultado dessa parceria público-privada, juntos SEMMAS e Mineração Taboca, mantém um galpão de serviços, sementeiras, canteiros sombreados, canteiros abertos, prédio administrativo com um miniauditório para ações de educação ambiental e um laboratório para a realização de experimentos de produção de mudas.

O viveiro está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. As mudas produzidas no local são fornecidas gratuitamente para qualquer pessoa interessada, principalmente para pequenos produtores rurais.

O processo de produção das mudas passa por várias etapas, durante a coleta das sementes os colaboradores do viveiro coletam grãos nas redondezas do viveiro. Outra parte das sementes são doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Todas as mudas são cultivadas de forma orgânica com adubação natural produzida no próprio viveiro por meio da técnica de compostagem. Estima-se que desde a sua instalação, até o momento o VFPF já tenha produzido mais de um milhão de mudas. Toda essa produção é voltada para a distribuição e plantio nas comunidades vizinhas ao viveiro.

O Viveiro Florestal de Presidente Figueiredo tem como propósito produzir mudas e distribuí-las gratuitamente aos moradores do município e de comunidades vizinhas. Com o intuito de reflorestar áreas que sofreram qualquer tipo de impacto ambiental. O envolvimento social do Viveiro também pode ser observado nas ações de educação ambiental, que vão além da mera distribuição de mudas a palestras educativas, ações de plantio em praças, escolas e parques públicos de Presidente Figueiredo.

O cultivo de áreas verdes na cidade e em pequenas propriedades rurais ou ações de reflorestamento de áreas desmatadas, depende desse sistema de cultivo para replantio. Até mesmo no coração da maior floresta tropical do planeta é necessário plantar arvores. O viveiro florestal está contribuindo de forma significante para a preservação do meio ambiente, por meio da produção de mudas e ações de educação ambiental.

Texto: Fernando Acioli

Fotos: Frederico Roldão

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br