950x250

Participação de Rondônia na maior em feira de pescados da America do Norte gera expectativa de bons negócios para o estado

Vacinas

O governador Marcos Rocha está participando nos Estados Unidos da International Boston Seafood Show, onde ocorre anualmente na cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, EUA, a maior feira de pescados da América do Norte

Como parte de fomentar e desenvolver as exportações do estado, o governador Marcos Rocha, está se reunindo com compradores, fornecedores e profissionais da aquicultura de todo o mundo, o objetivo é fortalecer e ampliar toda a cadeia produtiva do estado.

Rondônia hoje é o maior produtor de peixes nativos em cativeiro do Brasil, é o 3º maior produtor de pescado, o Tambaqui é o terceiro pescado mais exportado do Brasil e Rondônia é o estado líder na produção nacional da Espécie.

“O nosso peixe hoje abastece 11 estados brasileiros e o Distrito Federal Amazonas, Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, São Paulo, nossa meta agora é enviar o peixe de Rondônia para um número maior de consumidores, principalmente aqui dos Estados Unidos, onde temos industrias interessadas em exportar o nosso pescado” disse o govenador Marcos Rocha.

Ainda de acordo com o governador Marcos Rocha, esses contatos que estão sendo feitos ajuda e muito a estruturar a cadeia produtiva do pescado de Rondônia, de maneira que possam ganhar força interna e externa, garantido ao setor, desde o pequeno até o grande empresario, maneiras de aumentar a participação no mercado, gerando mais emprego e renda para os rondonienses.

No ano passado Rondônia exportou para o Peru 47 toneladas de Tambaqui, ao valor total de U$ 125 mil (cento e vinte e cinco mil dólares); Cada tonelada saiu ao valor médio de U$ 2,6 mil. Na cotação atual, o valor seria de R$ 13 mil por tonelada. Já para os EUA em 2022, foram exportadas 15 toneladas de pescado congelado, ao valor total aproximado de U$ 80 mil. Cada tonelada saiu ao valor médio de U$ 5,3 mil. Na cotação atual, o valor seria de R$ 27 mil por tonelada.

Durante o evento em Boston, está prevista a reunião de diversas empresas com a comitiva de Rondônia, para que possa ser apresentado os resultados que são cada vez mais positivos em relação às exportações, sendo uma grande oportunidade para evidenciar o potencial do mercado rondoniense, principalemnte no que diz respeito ao tambaqui, já que segundo estudos, a cadeia produtiva do tambaqui tem tudo para ser um dos Commodities mais promissor do estado nos proximos anos, valorizando assim todo o setor produtivo.

 

Vacinas

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br